A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Íris

A flor Íris é uma grande matéria-prima da perfumaria. Uma das mais caras, a mais facetada e talvez a mais feminina.
Sua essência é retirada da raiz ou rizoma por destilação a vapor, mas apresenta muito pouco rendimento, o que faz com que seja uma matéria prima muito cara.
Seu aroma lembra o da violeta, atalcado, herbáceo e amadeirado.

Os rizomas, secos e pulverizados, são empregados na perfumaria desde os tempos do Antigo Egito e Grécia, mas foi em Florença que adquiriu notoriedade.
A espécie mais empregada na perfumaria é a variedade florentina, conhecida como lírio florentino ou íris germânica
Utilizada na fabricação de talcos, pós, cosméticos e nas preparações para sachês e pot pourris.

Diz a lenda, quando aspergido nos lençóis, captura e mantém o amor desejado.

Seu nome Íris tem ligação com a mitologia grega:



Íris, a mensageira dos deuses, a personificação do arco-íris, era a ponte, a ligação entre o Céu e a Terra, entre os deuses e os homens. Geralmente é representada com asas e coberta com um leve e fino véu que, ao receber os raios do sol, toma as cores do arco-íris.
Na antiga Grécia, acreditava-se que a deusa Íris era encarregada de transportar as almas das mulheres para a eternidade e, por isso, era sempre lembrada nos rituais femininos.

Íris viajava com a velocidade do vento, podia ir de um canto do mundo a outro, ao fundo do mar ou às profundezas do mundo subterrâneo, deixando no céu o arco-íris como rastro.

O arco-íris é um símbolo universal do caminho e da ligação entre o mundo terreno e o mundo celeste. Representa a “escada de sete cores” por onde Buda torna a descer do céu. No Gênesis, o arco-íris é citado como símbolo de uma grande aliança, quando Deus diz a Noé: “Porei o meu arco nas nuvens e ele será o sinal da aliança entre eu e a terra. E quando eu tiver coberto o céu de nuvens, o meu arco aparecerá nas nuvens e me lembrarei da minha aliança convosco e com toda a alma vivente que anima a carne”.


Fontes:
- A Sinergia das Flores (livro de Rose Aielo Blanco e Ricardo Figueiredo)
- O Boticário
- Perfumes Bighouse

....................................

9 comentários:

  1. Estelinha,
    que painel maravilhoso. Mais uma aprendizagem encantadora que encontro aqui neste perfumoso e mágico lugar.
    Lindas imagens, claras referências.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  2. Estela... Adorei sua postagem sobre a Íris...


    Beijooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Estela
    sabia da Iris como um deusa ,nao lembrava que era uma flor.
    A passagem biblica dá a dimensão do poder do arco que chamamos iris.
    Gostei Estela.
    deixo abraços

    ResponderExcluir
  4. Estela!!!
    Como aprendo aqui.
    Saio encantada e perfumada!

    Obrigada!
    Xêro, mais que nunca!!!

    ResponderExcluir
  5. OI Estelinha, que postagem mais linda essa.
    Td bem contigo? Faz tempo que a gente naum se fala. Tb eu sumi né? hihihihi :)

    Mas eu adorei a Íris e sua história. Vc sempre muito criativa.

    besitos da chapéu
    Adorei o blog novo e já sigo

    ResponderExcluir
  6. Passando pra te desejar um bom dia!
    abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Lendo que se aprende!! Anotei mais uma no meu caderninho.
    Beijos, amiga, retornando...
    Meu carinho pra você.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela informação.
    Adoro flores.

    Um abraço grande

    ResponderExcluir
  9. Oi, Estela! Já sei o que aconteceu com os blogs que sumiram, apenas uma parte deles aparece em negrito pra mim! Eu tenho um bug aqui que não sei como tirar, desde que tentei mudar a imagem do título do meu. Não entrava nada, as imagens ficavam automaticamente reduzidas sem que eu quisesse e parte das minhas informações estava em 'nuvem', um tipo de letra transparente. É com essa letra que ainda está a maioria dos blogs que eu sigo e quando eu clico não sou direcionada, tenho que ir aos blogs manualmente. Já viu o meu título? Tem um bendito pontinho rosa do lado esquerdo da tela, em cima, que não sai neeeemmm batendo tambor, rezando...nada. Normalmente os bugs saem automaticamente sem precisar fazer nada, mas desta vez, vou ter que me virar e mexer no html, haja paciência pra fazer isso e horas e horas tb.

    Aaaaaahhhh...net devia ter aroma!! Eta blog perfumado este aqui, hein? Tem um aroma que eu adoro, é o jasmim, conheço um parque que tem várias dessas arvorezinhas enfileiradas e as pessoas levantam o nariz e fecham os olhos quando passam por ali. Eu fico parada por um bom tempo ali tb.

    Beijos, beijos e boa quarta!

    ResponderExcluir